Grupo de amigos que desde 1994 pedalam e divulgam o Estado do Espírito Santo

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Survivor 2010 - Laranja da Terra - ES


Relato..... companheiro Marcelo R.J.

Bem pessoal esse ano estava melhor preparado que em 2009, sem gripe, com uma bike mais leve, o clima estava muito mais fresco, 2009 foi em setembro, só não consegui baixar o peso - 95 kg - e com o peso da bike + mochila, tava com uns 110 kg, assim sabia que iria sofrer nas subidas, mas.....
Objetivos:
1) Completar o 1° dia, e encarar a subida dos 5 Pontões, coisa que não consegui em 2009.
2) Mapear o trajeto tendo como foco fazer uma marcação que possa ser utilizada no Projeto Tracksource, assim já sabia que perderia muito tempo! pois tinha que parar em vários pontos, tirar o GPS da mochila, marcar o waypont, etc.... mas trabalho voluntário é isso ae!

Logo no congresso técnico o Thiago-Organizador informou que a categoria Sport não iria passar pelo Cafezal e nem por Alto Taquaral (ufa!) essas duas subidas me mataram ano passado..... me fizeram “bater o sino” e desistir da prova do 1° dia.
Opa! Imaginei que seria “moleza” , mas não foi muito bem assim não, basta olhar ao lado a altimetria da 1ª subida do dia.          >>>>>
Estratégia do dia: Parar a cada 30 minutos, e comer mariola, ou chocolate, ou barra cereal e a cada 1:30 hora uma "balinha mágica". (não é doping ou droga... é um composto de muitos sais e sabor uva de SAL, é isso mesmo, pegue umas uvas tempere com bastante sal..... o gosto é +- por ae! )

Tô subindo e passa a ambulância, vai ficar atrás de mim claro, pois era o último, .....que nada, carregava um “atleta” que não estava passando bem (pensei: já!!!!), e tô subindo.

Chegando no alto, uma visão sensacional .... dava para avistar a Pedra da Laginha, os 3 Pontões (não confundir com o 5 Pontões), e um vale muito bonito!
 (foto abaixo)
Parei para a seção de fotos, marcação no GPS... lá estava também o amigo Carlinhos - Secretário da Prefeitura e o pessoal do apoio com água, frutas...

Depois da subida entramos numa estrada de fazenda em descida, depois a estrada principal e até Vila de Laranja da Terra foi um..... paraíso!!

Em Vila L.Terra passou por mim o Siqueira, ele nem me viu pois eu estava parado no ponto de apoio, e passou mais um da categoria Pro, que fizeram um outro circuito mais longo.Da Vila de Laranja da Terra fomos até um "patrimônio" chamado Alcino ... e ae a 2ª subida do dia, mas tranquilo! Toda pedalável.

De Alcino pegamos a 3ª subida do dia, passamos por Sta. Luzia, um povoado cujo habitantes são descendentes de escravos e sobe que sobe ...

Depois de Sta. Luzia passou novamente o Siqueira, agora como eu estava no pedal, ele reduziu o ritmo, trocamos uns incentios e ele acelerou novamente. Passado uns kms tava o Siqueira parado com as pernas travadas de cãibras, parei para dar uma força e também umas balinhas, pois as dele haviam acabado. Siqueira recuperado acelerou novamente.

Acabou a subida depois de Sta. Luzia e tivemos um "refresco" de uns 4 km para fazer a preparação da subida dos 5 Pontões.
Antes da subida o Zé Barros passou uma mensagem urgente, e que tinha que ser respondida através de torpedos (parei atrás de uma pedrona que serviu de banheiro mesmo).

Bem pessoal, chegamos na subida dos 5 Pontões, quase 08 km, na sombra!, alguns trechos molhados, muitaempurroterapia de minha parte, nesse trecho passou por mim o Solimar, o Silvaní e a Raquel, todos da Pro.
E após muito esforço cheguei no fim da subida.
No alto encontrei o Sérgio, a Elisângela e o Eraldo (como eu da Sport).
O Eraldo tava sofrendo também de cãibras, mas como já estava sem balinhas, não pude ajudá-lo.
Gente o visual lá de cima é de tirar o fôlego! (foto abaixo)



Obaaaa, escalei os 5 Pontões, agora é só "despencar" morro abaixo!!!!
Tava muito enganado, descer aquela ladeira de quase 4 km numa inclinação "ferrada" é phoda!!!
Amigo visitante, eu descia e pensava, como um ciclista desce isso aqui sem freio a disco hidráulico???
Como um ciclista desce isso aqui com pneu quase liso (de competição)??
Ou eu sou um péssimo ciclista ou to muito pesado, pois o freio foi exigido no limite, pra completar uma porteira fechada!! ........Guenta ae freio!!
Parei!!
Um cheiro de coisa queimada tomou o ar, cuspi no disco de freio(rotor) e a saliva evaporou que nem tivesse encostado na chapa quente de um fogão a lenha!!
Passei a porteira, tome descida até um posto de apoio, marcado ao lado (waypoint 013), ae pensei, a ladeira acabou!
Cabou que nada, entramos numa estrade de fazenda e tome desida inclinada, mas agora com a estrada em piores condições, ... gente os freios foram além do limite e o trazeiro começou a fazer um barulho muito estranho, mas não tinha como parar, se pára ... capotava e vamo embora!!

O restante do trajeto até o retorno para Laranja da Terra foi tranquilo, uma subidinha aqui, uma descidinha alí e finalizei o pedal com os dois objetivos alcançados - completar e mapear .... BLZ!!!

Que venha o 2° Dia do Survivor - Mole são só 50 Km e um morrinho!!!!!
como estava enganado!!!
continua.....

Abraços e Bons Pedais!!
Marcelo Ronchi




DADOS COMPLETOS DESSE PEDAL

           o
          _<\ _
        (_) / (_)
 

      Pedalar sempre!!

Twitter @trilhacapixaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário